Entrevista aos Fundadores da Cell2B

É com enorme prazer que o Jovem Empreendedor partilha com os seus leitores a primeira entrevista a uma start-up de sucesso constituída por jovens empreendedores de sucesso.

A Cell2B é uma start-up portuguesa de sucesso que actua na área da biotecnologia, dedicando-se ao desenvolvimento de terapias celulares avançadas, com especial atenção para as células estaminais, através da procura de novas técnicas que permitam aumentar a eficácia destas terapias para regeneração de órgãos e, consequentemente, oferecer uma resposta a doenças do foro imunológico.

O nascimento desta empresa derivou dos trabalhos de doutoramento dos quatro fundadores, que através do desenvolvimento de uma nova terapia celular reagiram ao sucesso criando a Cell2B. Formada por David Braga Malta, PhD em Bioengenharia pelo Instituto Superior Técnico em colaboração com o programa MIT Portugal, Daniela Couto, PhD em Bioengenharia pelo  Instituto Superior Técnico em colaboração com o programa MIT Portugal, Francisco dos Santos, PhD em Biotecnologia pelo Instituto Superior Técnico e Pedro Andrade, PhD em Bioengenharia pelo Instituto Superior Técnico em colaboração com o programa MIT Portugal, a Cell2B foi vencedora de um conjunto de concursos, nomeadamente o Bes Inovação 2011.

Em termos práticos e exemplificativos, para que perceba melhor o fantástico trabalho que esta equipa de jovens talentos tem vindo a desenvolver, a Cell2B tem duas tecnologias. “Aquela que já testámos em pacientes é o ImmuneSafe. O ImmuneSafe permite tratar doenças imunes, consiste numa terapia celular, ou seja, uma infusão de células (como se faz quando uma pessoa precisa de sangue). A nossa terapia modela o sistema imune como demostramos nos casos de doença do enxerto contra o hospedeiro (de um modo comum a rejeição do transplante de medula óssea). Nos casos que tratamos os doentes já não respondiam à terapêutica convencional, ou seja, os médicos não tinham alternativa para tratar o doente. Com o ImmuneSafe conseguimos reverter a rejeição.”

O Jovem Empreendedor (JE) desafiou estes quatro jovens empresários de sucesso para uma entrevista e, dessa forma, partilharem consigo as suas motivações e opiniões. Eles não hesitaram e nós agradecemos-lhes por isso, por toda a disponibilidade e simpatia que mostraram ao abraçarem esta ideia.

JE – Qual foi o vosso percurso ou as etapas que percorreram para passarem da ideia, representada agora pela Cell2B, à acção?

Cell2B – O conceito da Cell2B surgiu durante os doutoramentos dos fundadores da equipa. O Pedro e o Francisco eram parte da equipa, liderada pelo Prof. Joaquim Cabral do IST e pelo Prof. Manuel Abecasis do IPO, que desenvolveu a terapia e a administrou aos doentes. Nessa altura juntámo-nos os 4 (Pedro, Francisco, David e Daniela) e pensámos como seria possível levar a terapia a todos os doentes que precisassem dela. Estudamos o sector e percebemos que sem começar um projecto empreendedor seria impossível. Assim surgiu a Cell2B! Depois deste momento foi planear a empresa, falar com todos os stakeholders, perceber a regulação no sector e desenhar uma estratégia para chegar ao mercado. Neste momento ainda vamos nos passos iniciar desse caminho. Na nossa área as etapas fundamentais são perceber o enquadramento regulatório, perceber como podemos satisfazer esse enquadramento e de que recursos precisamos. Arranjá-los e começar a trabalhar!

JE – Quais as maiores dificuldades?

Cell2B – A maior dificuldade é sem dúvida arranjar o financiamento. Biotecnologia é um sector que precisa de volumes de capital elevados e tem ciclos de retorno longos. Para além disso não há tradição em Portugal. A nível global o financiamento disponível para o sector diminuiu bastante. Isto tudo junto leva a que seja mais difícil assegurar todo o capital necessário para o desenvolvimento do projecto. Fora isto temos tido todo o apoio possível e impossível do ecossistema em Portugal.

JE –  O quê que vos manteve e mantém motivados para enfrentarem o dia seguinte sabendo que irão surgir dificuldades e desafios?

Cell2B –  nossa maior motivação é sabermos que temos em mão uma terapia que pode transformar a vida das pessoas. Por muito “cheese” que soe conseguimos até agora tratar 6 doentes que não tinham qualquer alternativa, queremos poder tratar todos os doentes que necessitem da terapia. Esta é a grande motivação!

JE – O que consideram necessário, para alguém que tem um emprego “normal”, despedir-se e fundar um negócio por conta própria?

Cell2B – Nós se calhar temos uma versão ligeiramente diferente. Todos nós estávamos a fazer o doutoramento e no fim sabíamos que teríamos que dar um passo, qualquer que fosse. Começar a Cell2B foi assumir mais risco em relação à segurança desse passo, mas acho que a motivação adicional que trás ofusca a falta de “estabilidade”. Claro que gostar de risco e de desafios que parecem inultrapassáveis é essencial. Depois é preciso confiar em absoluto na ideia e na equipa! Todos vamos ter que dar 500% para que a Cell2B tenha sucesso.

JE – Se tivessem perante uma plateia de jovens ambiciosos e com ideias brilhantes em mente, que três conselhos lhes deixariam?

Cell2B – Testem a vossa ideia e a vossa equipa. Sozinhos não irão lá, mas precisam de escolher muito bem quem vos acompanha, quer sejam promotores ou investidores. Sejam céleres e ágeis. Dêem tudo ao projecto para poderem pô-lo a funcionar o mais rápido possível. E por a funcionar quero dizer a criar valor. Trabalhem com paixão. Esta é a melhor motivação. Se forem apaixonados pelo projecto nem se vão aperceber das dificuldades!

O Jovem Empreendedor agradece de todas as formas a excelente colaboração dos fundadores da Cell2B e gratifica-os pelo imensurável trabalho que têm vindo a desenvolver. Tal como disse ao David num dos emails que trocámos, “O trabalho de melhorar a saúde dos outros é um trabalho único e especial, a saúde é o que nos liga à vida.” e, portanto, aqui ficam as minhas palavras de apreço para estes grandes jovens empreendedores.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: