Um Gigante Chamado Brasil

Desde o ano passado que tenho vindo a comentar com amigos que Portugal devia começar a olhar mais para o Brasil e todo o potencial inerente a este país e criar empresas sediadas no nosso país que sirvam o mercado Brasileiro e as suas necessidades.

Das várias conversas, percebi que a maioria das pessoas com quem falava não compreendia o que eu queria dizer. Não estou a falar do grande êxodo de portugueses para o Brasil . Estou a falar de criar empresas que forneçam serviços e mão de obra qualificada além Europa, chegando ao Brasil, mas que sejam estabelecidas em solo Português.

Na presente semana deu-se a confirmação da minha teoria ao ver a notícia sobre a empresa alemã “Rocket Internet“, dando conta de que esta se quer estabelecer em Portugal para construir Startups e, desta forma, servirem o mercado brasileiro.

Esta empresa vai contratar cerca de 100 programadores portugueses e o número poderá subir até aos 300. Os fundadores, Alexander, Marc e Oliver Samwer, são os irmãos alemães que tiveram a ideia e estão a perceber o que se está a passar no Brasil, a sua potencialidade.

O Brasil tem falta de mão de obra qualificada e, a mão de obra que por lá existe, está a ficar bastante cara. Eis o pensamento que estes alemães tiveram: “vamos para o outro lado do Atlântico e temos um país que fala a mesma língua e tem profissionais do mais alto nível que nos permitirão chegar ao maior mercado.”

Pequenas curiosidades? A China é um gigante com cerca de 1.4 biliões de habitantes e o Brasil tem todos os recursos para alimentar esse gigante. Desde o petróleo à alimentação. Esta é uma das razões porque está a existir um boom do consumo interno no Brasil. Para além disso, no Brasil existem 254,948,934 telemóveis para uma população de 192,379,287 de pessoas e tem também 67,510,400 utilizadores de Internet.

Esta é uma oportunidade enorme para os portugueses mas é preciso e pensar positivo, vontade e querer construir coisas. Gostaria de ver mais portugueses a formar empresas em solo nacional para aproveitar esta onda positiva vinda do brasil. Que não sejam só os outros países a estabelecerem estas empresas em Portugal e a usar-nos como catapultas para as grandes oportunidades do mercado brasileiro.

Se és programador/engenheiro informático e estás à procura de trabalho : http://twitter.com/#!/rocket_pt. Conhece mais sobre esta tendência.

About Ricardo Parro

Currently I am the CTO of Printi, a Brazilian startup.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: