7 Maneiras Fáceis de Melhorar um Mau Dia

Hoje está a ter um daqueles dias que, na sua opinião, tudo lhe corre mal e o mundo está contra todos os seus pensamentos positivos? Se sim, não se preocupe, não está sozinho nessa encruzilhada contra as forças do mal que, neste momento, são construídas e alimentadas por você mesmo.

Maus dias todos temos, daqueles que acordamos e percebemos que era um excelente dia para não sair de casa. A tendência do ser humano, quando encontra situações diárias que correm menos bem logo pela manhã é desmoralizar e dificilmente o resto do dia ganha novos contornos, mais positivos.

Depois de ler o artigo de Geoffrey James, na revista Inc, não consegui ficar indiferente à simplicidade das sugestões e não resisti a partilhar com o leitor as 7 formas de melhorar um dia mau, introduzidas pelo autor. Se hoje não é o seu dia, está na altura de o roubar e dar-lhe contornos mais alegres e positivos.

1. Lembre-se que o passado não é igual ao futuro.

Essa coisa de “maré de azar” não existe. A razão pela qual as pessoas acreditam nessa ideia sem sentido é o facto de o cérebro humano criar padrões de eventos aleatórios e lembrar-se de eventos que se encaixam nesses padrões.

2. Recuse-se a fazer profecias auto-realizáveis.

Se você acredita que o resto do seu dia será tão desafiante como os dias que já aconteceram na mesma situação, então pode ser uma certeza: você vai acabar por fazer alguma coisa ou dizer algo que vai condicionar o seu dia e trazer a sua previsão para a realidade.

3. Ganhe sentido de proporção.

Pense em grande: a não ser que tenha acontecido uma grande mudança na sua vida (como por exemplo a morte de um familiar), as hipóteses de você se lembrar deste dia menos bom são quase nulas. Em duas semanas terá esquecido completamente este dia menos bom e, portanto, não faça dele um dia importante e diferente dos outros.

4. Mude os seus limites de “Bom” e “Mau”.

Nestes dias menos bons, não seja tão exigente e veja que um dia bom é aquele dia em que você se encontra vivo. Da mesma forma, se se mentalizar que um dia mau é aquele dia que lhe assaltaram o carro, por exemplo, a probabilidade de ter um dia “mau” baixam drasticamente. Este tipo de definições e de mentalizações tornam fácil ter um dia feliz e difícil ter um dia mau. Mudar a definição de dia mau pode ser altamente vantajoso.

5. Melhore a química do seu corpo.

O seu corpo e o seu cérebro vivem em ciclos de realimentação: um dia de mau humor traz-lhe cansaço, que por sua vez ainda o leva para um estado de pior humor, e assim por diante. Interrompa o padrão típico de um mau dia e assim que pressentir que está perante as 24 horas mais aborrecidas da sua semana faça variar os seus hábitos e comece por fazer algo que não costumo fazer, como por exemplo dar um passeio ao quarteirão ou comer alguma coisa saudável.

6. Foque-se no que está a correr bem.

A razão primária que o leva a convencer-se que está perante um mau dia é que está focado em qualquer coisa que não está a correr bem. Porém, para tudo correr mal, há provavelmente dezenas de coisas que estão a correr bem (a tal ideia de que não existe bem sem mal, ou positivo sem negativo). Faça uma lista e coloque-a num local bem visível.

7. Espere algo maravilhoso.

Da mesma forma que ter uma atitude triste, melancólica e negativa  faz sobressair os problemas e cada vez mais problemas, encarando o futuro com um sentimento de admiração faz com que viva para todos os tipos de coisas maravilhosas que estão a acontecer, agora, em todos os lugares que o rodeiam.

2 comments

  1. Emanuel

    por vezes, é uma questão de prisma com que olhas para a vida. às vezes “a tarefa para ganhar o dia” já aconteceu. só porque elevaste demasiado a fasquia, é que não notas-te nisso 🙂

  2. Não podia estar mais de acordo. Dai existirem razões aos milhares que diferem no impacto que têm em cada pessoa; deve-se à maneira como cada pessoa interpreta ou aceita um acontecimento. Uma questão de perspectiva!

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