Não Deixe o Seu Website Ir de Férias Mais Cedo

Para as pequenas e médias empresas, o website é o seu elo de ligação com o mundo, sendo talvez a maior porta de entrada de público. A questão que se levanta é se essas mesmas pequenas e médias empresas deixaram o seu website ir de férias mais cedo com conteúdos desactualizados, aspecto pouco funcional, ineficiente e confuso. Sendo o elo de ligação entre a empresa e o mundo, um website de férias vai passar a mensagem errada ao público e, consequentemente, poderá causar-lhe dissabores quando devia estar a fazer o contrário.

Se pretende atestar as actuais configurações e features com que equipou o seu website, os aspectos a ter em conta passam essencialmente por perceber quanto dinheiro está a perder porque o seu website não chega ao público pretendido, quão actualizado mantém o seu website, quão fácil é encontrar o seu website e se está a passar a mensagem correcta. Antes de ir de férias passe os olhos por estas dicas e certifique-se que mantém “alguém” a trabalhar por si.

Quanto dinheiro está a perder quando devia estar a ganhar?

A primeira questão está relacionada com a verificação de quem chega ao website, como chega e quanto tempo fica. É essencial poder verificar quem visita o seu website e ver a maneira como essa navegação é realizada, rastreando as páginas por onde passam e quanto tempo ficam em cada página. Quem sabe se não conclui que tem informação a mais ou uma navegação complexa de mais para manter as pessoas presas ao seu espaço. Criar e manter um local de comentários para encorajar a conversa, disponibilizar botões de ligação (share) com Facebook, Twitter, etc. torna-se essencial para uma auto-sustentabilidade da promoção do website. Se o seu negócio assenta na venda de produtos e serviços na Web, então essa deverá ser a sua maior fonte de lucro. Se não estiver a ser, é essencial perceber se o problema é do seu website ou se é da qualidade ou utilidade do serviço ou produto vendido.

Quão actualizado?

A actualização do seu website é quase como uma mensagem de “estou vivo” que envia aos seus clientes, é uma questão de mostrar que se preocupa com eles e que não se esquece deles. Antes de ir de férias certifique-se que tem actualizado o conteúdo do seu website. A frequência da actualização deverá ser superior a uma vez por mês. Se for completamente leigo na concepção e manutenção de um website, incluir um Content Management System permitirá que actualize os conteúdos de forma simples. Não se vá embora sem actualizar a sua agenda online e sem remover os conteúdos antigos e sem interesse.

É fácil de encontrar?

O tendão de Aquiles para quem não está disposto a pagar a um motor de busca por publicidade. A maneira como o público chega ao seu website deve ser a mais efectiva e rápida possível. A pesquisa pelo seu website ou por assuntos por ele abordados deverá resultar num aparecimento na primeira página de um motor de busca. Pesquise sobre o seu website, pelo nome da sua empresa e pela sua industria e veja em que posição se encontra nos resultados das pesquisas. Adicionalmente, e considere muito a sério esta dica, pense em aprender o básico sobre SEO, visto ser a maior rampa de lançamento do seu website para as primeiras páginas dos motores de busca.

As redes sociais têm sempre um papel importante na forma como o público chega até si. Antes de ir de férias deverá pensar em criar uma página sobre a empresa no Facebook e ligá-la ao website oficial da marca.

É verdadeiro e reflecte quem você é?

Tem a certeza que o seu website está a reflectir aquilo que você e a sua empresa representam? Reforce a sua mensagem de objectivos e a sua mensagem sobre quem é e o seu manifesto. Não subestime o interesse das pessoas na sua missão e naquilo que confia. Os clientes gostam de se identificar com a marca e com as suas características, sendo os objectivos e a missão da sua empresa o primeiro elo de ligação com as crenças e vontades do público. Disponha o seu contacto em locais fáceis de encontrar e que saltem à vista.

A forma como dispõe a informação sobre os serviços que fornece são de extrema importância para uma fácil navegação e mostram a maneira como você e a sua empresa trabalham. Se vende produtos e serviços, as tendências são a diminuição de texto e o crescendo de gráficos e imagens descritivas sobre o que faz e como faz, ou sobre como os utilizadores podem fazer.

Estas dicas servem essencialmente para perceber se o seu website tirou férias antes de si ou se você pode ir de férias descansado porque o seu website ficará a trabalhar no seu lugar. Esta é realmente a melhor forma de pensar e olhar para o seu espaço na Web, olhar como se fosse um empregado/trabalhador que o substitui de forma automática e eficiente.

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Hugo Sousa @
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