5 Formas de Pensar Como um Empreendedor

Como referido em inúmeros artigos no Jovem Empreendedor, inclusive na descrição do projecto, ser empreendedor não é, obrigatoriamente, criar o seu próprio negócio. Ser empreendedor é uma postura que te permite fazer alguma coisa para ver o nascimento de algo positivo, criar algo. Como tal, não tens que abrir o teu próprio negócio ou ter aquela excelente ideia para ser e agir como um empreendedor.

A tua carreira é, provavelmente, o maior consumidor de tempo da tua vida. Então, porque não fazer dela a melhor coisa da tua vida? Porque não fazer desse tempo brutal o melhor tempo da sua vida? Para o conseguir só tens que te comportar e ter uma postura empreendedora, fazer da tua carreira o teu maior amor e o teu melhor passatempo. Para tal pode começar por adoptar cinco formas de estar que um empreendedor normalmente aplica.

1. Paixão

A atitude empreendedora é aquela que tem paixão pelo que faz. Se estás numa altura da tua carreira que não gostas do que fazes ou não te interessas pelo que fazes então… muda! Não tenhas medo de mudar para algo que realmente gostes. A tua paixão pelo que fazes é o que te alimenta os dias, é o que te faz levantar da cama ou desligar o despertador e virar para o lado. O tua felicidade, mesmo na relação com os outros, está altamente dependente de te sentir bem no teu dia-a-dia.

Passar o dia a pensar naquilo que poderias ser e não és, naquilo que realmente gostavas de fazer e não fazes, tornar-se-á depressivo e afectará o teu desempenho no que fazes actualmente e, por consequência, criará uma imagem sobre ti completamente negativa. Vai atrás da tua paixão!

2. Corre riscos

Este aspecto pode ser ligado com o anterior. Correr riscos é a melhor fonte de conhecimento e de experiência. Mais uma vez, entrar no teu campo de desconforto só irá aumentar o teu campo de conforto. É completamente verdade que quantos mais riscos correres maior será a recompensa, a experiência prova-o. É verdade que também podes perder mas sejamos razoáveis, é muito improvável que todos os riscos que corras te levem a cair da falésia. Falhar uma vez, falhar duas vezes ou três vezes só te ajudará a acertar na vez seguinte e acertar em grande.

Se tiveres que correr riscos para obteres algo que te trará felicidade, que melhore a postura sobre a vida e sobre a tua carreira, não hesites. Planeia, pensa, fala com pessoas e… “zimbora”. Se falhar irás sentir-te melhor do que se tivesses continuado no estado em que estavas anteriormente, pelo menos tentaste, sabes que tentaste e poderás abrir novas perspectivas futuras.

3. Fica Insatisfeito

Ficares constantemente insatisfeito é a melhor solução para conseguires mais e melhor. Não queiras ser aquela pessoa que invoca problemas para que lhe sugiram soluções. Sê a pessoa que dá as soluções. Para dares as soluções tens que viver permanentemente insatisfeito com o que está feito, tens que saber mais para melhorar o que está feito. Isso irá permitir-te ser a pessoa que dá soluções, porque já encontraste os problemas, ficaste insatisfeito com os problemas e encontraste as soluções.

Em certa fase da tua carreira irás encontrar aspectos organizacionais, hierárquicos e até burocráticos que te deixarão insatisfeito. Isso mesmo, fica insatisfeito e encontra soluções.

4. Tempo para pensar

Ter tempo para pensar é essencial. É essencial manteres uma atitude de inovação, de constante mudança. Criar situações de brainstorming contigo mesmo é essencial para não estagnar. Se sentires que não tens nada em que pensar, pega no jornal ou na revista que gostas de ler, lê um artigo que te interesse e pensa sobre ele. Se fores uma pessoa com ideias em movimento, altamente criativa, então reserva tempo da tua semana para pensar. Simplesmente pensar.

5. Sonhar

Novamente… fica insatisfeito.

Não te inibas de sonhar e de idealizares a perfeição. Não significa ficar insatisfeito com o que tens, significa ficar insatisfeito com o que não tens e gostarias de ter. E não estamos a falar simplesmente em termos de bens materiais, como aquela casa ou aquele carro; estamos a falar sobre a tua vida profissional. Se bem que associar recompensas materiais ao sucesso do teu objectivo poderá ser uma boa estratégia para atingires os limites. Porém, o importante é que consigas sonhar e atingir os teus sonhos, que queria mais e melhor e lute por isso.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: