Disciplina: Um ponto de partida para um sucesso continuado

“Seguir os sonhos” parece-me uma frase que não acompanha a filosofia deste blog, a frase não tem força suficiente. Acredito que devemos “perseguir os nossos sonhos” como se nada nos pudesse parar, como se não houvesse amanhã. Esta frase sim mostra tudo aquilo em que acredito. Afinal é isso que é viver, certo?
Para perseguires os teus sonhos é preciso uma dose alta de motivação, estabilidade familiar e pessoal e para isso eu reuni um conjunto de hábitos para vocês experimentarem no vosso dia a dia. Estejas a estudar ou a trabalhar a tempo inteiro, estes hábitos podem ser úteis para aumentar o nível de estamina diária. Se quiseres experimentar vai devagar pois estes hábitos levam tempo para estabelecer nas nossas vidas . Umas vez estabelecidos, estes hábitos vão te permitir estar motivado durante mais tempo e sem grandes quebras de productividade.

  • Exercício físico

Perguntaram ao Richard Branson qual foi o segredo dele para atingir o sucesso. Ele respondeu : “Working out” . Podes experimentar fazer exercício físico 3 vezes por semana. Mesmo que não tenhas dinheiro para pagar uma mensalidade no ginásio podes fazer exercício em casa ou simplesmente ir para o parque ou praia mais próxima.

Dica: Rotina de exercício físico chamada tabata . Só precisas de um cronómetro ou uma aplicação no telemóvel e podes fazer esta rotina todos os dias . Podes ir variando os exercícios (googla o termo “tabata method”)

  • Alimentação

Como é óbvio, se queremos estar ao mais alto nível durante o dia, convém que o combustível seja de qualidade. É de evitar muitos hidratos de carbono, açucares, gorduras e afins. Não é facil criar este hábito por isso tira um dia por semana para comeres o que te apetece.

Dica: Para evitar aquela quebra de energia a seguir ao almoço come apenas grelhados de carne ou peixe acompanhado de uma salada. Evita todo o tipo de açucares e hidratos (batata, massa e arroz), este tipo de alimentos vão-te sugar a energia toda e deixam uma sonolência que não te vão ajudar a terminar o dia em grande .

De manhã uns ovos mexidos com um pouco de leite (para substituir o óleo) , peito de frango ou mesmo salmão são opções válidas pois vais-te sentir com energia até à hora de almoço. A meio da manhã uns frutos silvestres acompanhados com uma mão cheia de frutos secos ( amêndoa , caju,etc.)  são também uma boa opção. Bebe 2 a 3 litros de água por dia se possível. A maior parte dos cereais para o pequeno almoço que são vendidos no supermercado normalmente vêm com dose extra de açúcar que dão uma energia aparente no início da manhã mas não são uma opção válida para te dar uma energia continua durante a manhã.

  • Dieta de informação

Evitar ler ou ouvir qualquer tipo de notícia (normalmente são todas negativas) . Neste momento algumas pessoas estarão a pensar que as notícias são importantes para nos manter informados.

Eu respeito esse ponto de vista mas, na minha opinião, as notícias são uma perda de tempo.

Acho que as notícias serão importantes se tiveres a concorrer para a presidência da República, se és aspirante a um cargo político ou fores substituir o Marcelo Rebelo de Sousa como comentador da TVI.

De qualquer forma, vais saber das notícias importantes por outras pessoas, sendo possível filtrares o lixo que se escreve nos jornais. Evitar o Jornal da Noite é uma das formas mais eficazes de te manteres positivo e motivado. O que é notícia hoje já não o é amanhã por isso não estás a perder grande coisa se eliminares isso da tua vida. Foca-te naquilo que queres alcançar.

  • Leitura

Lê muitos livros em português e inglês . A leitura serve para aumentares a tua concentração nas tarefas do dia-a-dia para além de te massajar o lado criativo do teu cérebro. Ajuda a aumentar o vocabulário e isso permite-nos ter maior facilidade na interpretação e na expressão. Se uma pessoa tiver um vocabulário limitado também terá uma visão e futuro limitado. Jim Rohn disse : “Vocabulary enables us to interpret and to express. If you have a limited vocabulary, you will also have a limited vision and a limited future.”  ; “Words do two major things: They provide food for the mind and create light for understanding and awareness.

  • Horas de trabalho/estudo

Levantar cedo é dos hábitos que contribui mais para a tua saúde e motivação. Levantar às 5-6 da manhã deixa-te saudável e torna-se extremamente rentável . Podes começar o dia a fazer o que te apetece, a trabalhar em projectos paralelos se tiveres um trabalho ou estudares a full-time. Se trabalhares por conta própria aproveita para planear o dia .

Podes também escolher 3 dias por semana para fazeres exercício físico logo pela manhã. A maior parte das pessoas que atingiram o sucesso levantam-se cedo. Claro que para fazeres isto, no máximo às 6-6.30 da tarde o trabalho tem que parar para dares atenção à família-amigos e descansares . Quando parares de estudar-trabalhar, foca-te na família e/ou amigos até porque o sucesso é medido não só a nível profissional mas também a nível pessoal e familiar . O dia acabou, deste o teu máximo, agora aproveita para descansar. Sim claro que existem excepções mas não se podem tornar num hábito.

Ao fim de semana usa umas horas do Sábado ou Domingo para acabares alguma coisa que ficou por fazer, revê o que fizeste na semana anterior e planeia a semana que está para vir. De resto usa o tempo para descansar e fazer o que te apetece.

Dica: Escreve um diário sobre tudo o que acontece e que aches importante escrever, principalmente os teus objectivos, sucessos e falhanços. Isto vai permitir activar o teu subconsciente nos assuntos que mais te interessam e nos objectivos que queres alcançar. Para além de poderes revisitar o que aprendeste e o que atingiste, podes também ver a evolução. Se queres começar a levantar-te bastante cedo vai-te levantando mais cedo pouco a pouco, de forma gradual, semana a semana. Se fizeres uma redução de 10 minutos de duas em duas semanas, o processo torna-se mais simples e eficaz. Se houver uma semana que te sintas demasiado cansado, tenta deitar-te mais cedo.

About Ricardo Parro

Currently I am the CTO of Printi, a Brazilian startup.

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