Será que a sua ideia pode vir a ser um bom negócio?

"Será que a sua ideia pode vir a ser um bom negócio?"

Teve uma ideia que até podia dar origem a um negócio interessante!

E agora? Como é que consegue passar dessa ideia a uma empresa que possa fornecer às pessoas o produto ou serviço que está a idealizar?

Abaixo seguem algumas dicas que podem servir como ponto de partida.

1. Analise o contexto externo

O que se passa no mundo onde vão existir os produtos ou serviços que a sua empresa irá disponibilizar?

Como está a situação económica (ex: variações de taxas de juro, inflação e crescimento)? Que legislação e políticas fiscais poderão ter impacto no seu negócio? Quais as características das pessoas que estarão na envolvente da sua empresa? Muitas mulheres? Homens? Crianças? Casais? Com que formação académica? Quais os seus costumes e tradições? Etc.

2. Identifique claramente o negócio que pretende implementar

Que produtos ou serviços serão disponibilizados pela empresa e que necessidades dos consumidores serão servidas? Quem serão os clientes da sua empresa? Qual o segmento de mercado alvo dos seus produtos ou serviços? Como serão produzidos, distribuídos, vendidos, etc. os produtos ou serviços fornecidos pela sua empresa?

3. Como ganhar vantagem competitiva?

Tendo o seu segmento alvo definido, analise o que é que as pessoas desse segmento consideram importante relativamente ao negócio que pretende implementar. Que factores esse segmento alvo considera como sendo a chave para o sucesso do seu negócio? E desses factores, quais são os imprescindíveis, aqueles que se não cumprir, seguramente não será bem sucedido?

4. Analise a concorrência

Mesmo que pense que não existe concorrência à sua ideia de negócio… este é um ponto fundamental que deve ser efectuado depois de ter uma ideia concreta do que pretende fazer, uma vez que realizado demasiado cedo pode condicionar a sua criatividade e levá-lo a ceder à tentação de seguir as ideias que já estão no mercado.

A análise destes pontos deve integrar o plano de negócios. O plano de negócios é importante e deve ser realizado de uma forma mais cuidada e exaustiva se o seu negócio vier a necessitar de investidores externos.

Foto from rhinoseo

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About Carla Almeida

Consultora na área de tecnologias de informação focada em fornecer às empresas soluções que as possam auxiliar na resolução de problemas de negócio complexos e que as ajudem a ser mais produtivas e competitivas.

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