4 Sinais de um Péssimo Comunicador

Como um verdadeiro visionário e uma pessoa altamente capaz que és, vês na comunicação a ponte de ligação entre ti e o mundo. Tal como tu, os fundadores e os CEOs sentem a necessidade de serem bons comunicadores, processo através do qual expõem as suas visões, ideias e opiniões. O problema surge quando ninguém pretendia que falasses, quando a tua postura falante não é a mais indicada ou quando a tua capacidade de encontrar soluções não era o que a situação pretendia.

A verdade é que muita gente se limita a falar e outros falam de mais. Isso mesmo, simplesmente falar ou o acto de falar não é a maior fonte de comunicação, ou não é a única fonte de comunicação, não é abraçar nem envolver o ouvinte. Falar não significa obrigatoriamente comunicar. De facto, muitos líderes confundem capacidade de falar e clareza, e o máximo que conseguem é deixar para trás uma porta de saída e um conjunto de pessoas completamente confusas.

Les McKeown, presidente e CEO da Predictable Sucess, numa das suas colunas da revista Inc, aborda quatro sinais sobre a capacidade de falar…mal e indesejávelmente.

1. Falas e pensas ao mesmo tempo. Se és um líder visionário (e como tal, pensas estrategicamente sobre  o cenário em grande), podes ser acusado e culpado em usar a comunicação como uma ferramenta para pensar.

Como resultado, teres uma discussão contigo mesmo acaba por significar pouco em termos de estratégica ou execução. Basicamente estás a exteriorizar o teu processo de pensamento e não a mensagem. Se o fizeres para alguém que está habituado a esse tipo de monólogos, ele vai simplesmente sorrir e acenar com a cabeça nos momentos apropriados, enquanto os outros irão achar o momento algo estranho.

Apesar disso, falar para pensar é altamente desmotivante. Podem fazer com que os teus colegas se sintam ignorados e o receptor acaba por se sentir manipulado ou usado, ao invés de sentir uma pessoa com opiniões valiosas.

2. Inspiras mas não segues em frente. Se és um líder visionário, vives confortável com a ambiguidade e com a incerteza. Possivelmente conseguirás lidar bem com uma pergunta sem teres a pressão de ter que responder rapidamente. Porém, mesmo com um discurso eloquente e inspirador, se não mostras paixão e entusiasmo pelas dúvidas colocadas ou pelas opiniões partilhadas sobre o conteúdo do teu discurso, estás a passar a ideia de que limitaste o teu discurso às palavras proferidas e não pretendes interagir com o público mesmo que o diálogo siga por caminhos diferentes dos moldes iniciais da comunicação.

O teu discurso pode ter sido inspirador, mas inspiração só não chega. Tens que mostrar que és imprevisivelmente inspirador, seguir em frente pelo caminho que a comunicação levar.

3. Encorajas debates de alto-nível com toda a gente. Se és fã de debates robustos ou de conflitos verbais, podes estar a causar um problema sobre ti  e para ti.

Infelizmente, segundo Les McKeown, o que te parece ser uma troca saudável de pontos de vista, acaba por parecer aos outros uma discussão infrutífera com todas as consequências pessoais e interpessoais: ataques pessoais, rancor, sentimentos negativos e relações danificadas.

E nem toda a gente está interessada em aprofundar pontos de vista contigo. Não é nada pessoal, pode mesmo ser por desinteresse.

4. Dás soluções para problemas que não existem. Já imaginaste aquele caso em que um amigo partilha contigo um problema e do nada  falas-lhe sobre a possível solução? Pois é, quem te disse que ele queria a solução? Só queria que o ouvisses.

Por causa da tua identidade de líder e da constante procura pela criatividade e pensamento estratégico, poderás encontrar-te em situações onde se tornará difícil abster-te e não sair-te da boca para fora aquela solução brilhante.

Encorajar os outros a pensar sobre os problemas através de si mesmo, ou simplesmente estar lá como um amigo não é o seu forte. Lembre-se, comunicar não é só falar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: