7 Razões Para Continuar a Aprender Depois de Concluir os Estudos

Perante o cenário actual do mercado de trabalho e da constante incerteza sobre a tua continuidade numa determinada posição profissional, nunca foi tão essencial manter uma constante aprendizagem e um constante aperfeiçoamento dos conhecimentos actuais.

A necessidade de uma valorização permanente, não só torna o teu lugar mais efectivo e justificado como ainda te permite olhar para o futuro com maiores perspectivas e com outras ambições. Para melhorares o teu dia-a-dia profissional com olhos postos no futuro, existem sete razões que justificam uma aprendizagem constante para um futuro variável.

Num destes dias vi precisamente este tema a ser exposto por Estelle Schumann e desde logo concordei com a sua perspectiva em alguns aspectos e não hesitei em criar este artigo para o leitor. Assim se seguem as sete razões para dar continuidade à aprendizagem mesmo depois de concluído o curso ou a escolaridade.

1. Lutar contra o tédio. O tédio é talvez o maior aspecto desmotivante que qualquer um de nós pode sentir. A maior parte das pessoas sente tédio porque não são desafiadas com tarefas novas. Mas quem é que te vai atribuir tarefas novas se não tens os requisitos teóricos e técnicos para as concluir? Se te mantiveres em estudo constante, poderás aprender coisas que te permitirão realizar tarefas com as quais não estás habituado a lidar e criar um ambiente de motivação ao mesmo tempo que derrotas o tédio.

2. Manter o cérebro saudável. Desafiar o cérebro é mantê-lo a funcionar a altos níveis, com conteúdos que te obriguem a pensar. Um estudo constante permite-te desafiar o cérebro todos os dias, na presença de conteúdos novos e do teu interesse. Da mesma forma que para te manteres em forma física precisas de praticar exercício físico, manter a forma mental precisa de exercício mental.

3. Fazer crescer a carreira. Se quiseres ampliar o teu campo de acção e as tuas capacidades para que possas dar resposta em diferentes áreas, o estudo constante é a arma que pode utilizar contra os outros. Muitas vezes as promoções e as subidas na carreira dependem do trabalho demonstrado em vários campos, não apenas naqueles delineados para a sua actual posição ou para o teu curso. Ao aprenderes mais sobre mais coisas permitirá que és componente em mais do que te é pedido. Poderás obter a tua promoção por saberes e mostrares mais, tornando a opinião sobre ti muito mais positiva e efectiva.

4. Exemplo para os outros. Manteres o teu interesse por aprender pode ser um motivo para seres admirado e seguido pelos outros. Se tiveres filhos serás um excelente exemplo para eles, e criarás um ambiente de aprendizagem e de vontade de estudar. No trabalho poderás ser visto como o sabichão que sabe um pouco de tudo e tem alguma coisa a dizer. Nessa altura as pessoas poderão perguntar-te “como é que sabes isso tudo?” e tu poderás responder “estudo todos os dias”.

5. Lutar contra doenças de foro cerebral. De acordo com a Science Daily, o estudo contínuo pode abrandar o processo físico da doença de Alzheimer.

6. Encontrar e aumentar o prazer. Aprender não está apenas relacionado com aspectos profissionais. Todos nós temos hobbies e interesses sobre os quais gostávamos de saber mais. Há os que gostam de cozinhar, os que gostam de escrever, de pintar, etc. Aprender mais sobre estas actividades aumentarão a tua satisfação nas suas práticas e poderão ajudar-te aquele toque que irá deixar de boca aberta as próximas visitas a tua casa.

7. Olhar o mundo com outros olhos. Os cientistas acreditam que muito daquilo a que chamamos de criatividade é simplesmente a capacidade de aplicarmos as habilidades que aprendemos perante um problema de determinado cenário aplicado a outro cenário. Se te mantiveres em constante aprendizagem, isso significa que quando estiveres perante um problema familiar, poderás resolvê-lo com uma solução pouco comum e baseada no teu conhecimento. A isto chama-se inovar e quem é que não gosta de inovar?

Estas são sete razões que poderão ajudar-te a manter o interesse por estudar. Estudar nem sempre é uma tarefa aborrecida da qual queremos fugir. Mais uma vez, se tens aquela ideia que achas que vai revolucionar a forma como determinado problema é resolvido, aprende mais sobre o caminho que te ajudará a implementá-la. As vantagens estão à vista (além destas há outras tantas) e um estudo saudável só te fará bem.

————————————————————————————————————————————————

Hugo Sousa @
Linkedin
Twitter
Facebook

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: