Como Motivar os Seus Colaboradores

Um dos grandes desafios no dia-a-dia de qualquer empresa é a constante procura – o mais efectivo possível – de  formas para manter os seus colaboradores motivados. Em alguns casos, como por exemplo as grandes empresas tecnológicas que são constituídas por pessoas com elevado estatuto intelectual, maioritariamente doutorados, como é o caso da Google, manter os dias interessantes para esses colaboradores nem sempre é tarefa fácil.

Para manter um colaborador com vontade de acordar de manhã não basta que este goste do que faz. É importante que, para além de gostar do que faz, o trabalho que lhe chegue às mãos seja desafiador para as suas capacidades e que lhe permita, de certo modo, dar largas à imaginação e inovar. Sim, muitas vezes a acção de inovar acaba por partir dos seus colaboradores mais criativos, dos que quebram as regras e como deve estar à espera, as mentes brilhantes que passaram os últimos anos em investigação têm especial interesse por inovar, por ter uma certa dose de liberdade.

1. Oiça o que o seu colaborador tem para dizer

O primeiro passo em direcção a uma colaboração de sucesso passa por ouvir o que os seus subordinados têm a dizer. Muitas vezes as opiniões dos elementos mais a baixo da estrutura hierárquica são simplesmente ignorados ou entram por um ouvido e saem pelo outro. Se não der importância ao que os colaboradores têm a dizer, dificilmente conseguirá uma equipa motivada e entusiasmada. Está entranhado nas pessoas essa necessidade de serem ouvidas, de se sentirem importantes. Mesmo que não concorde com o ponto de vista, dificilmente estará perante um ponto de vista do qual não possa tirar o mínimo proveito, ou do qual não possa tirar pontos positivos para juntar a outras ideias. Não se esqueça que está a lidar com pessoas altamente capazes ou caso contrário não estariam na sua equipa.

2. Dê-lhe as tarefas mais desafiadoras

Dar as tarefas mais desafiadoras e direccionadas para determinado colaborador pode ser vantajoso para si. Primeiro, porque haverá uma maior probabilidade de este se agarrar com unhas e dentes ao trabalho delegado. Segundo, colaboradores com elevado estatuto intelectual adoram desafios e têm tendência a quererem transformá-lo num caso de perfeição através da inovação. Terceiro, tarefas direccionadas para cada um dos seus colaboradores exige que se preocupe em conhecê-los melhor para a atribuição e, consequentemente, permite uma aproximação com toda a sua equipa. Trabalho de sucesso jamais será possível se o fizer sozinho ou num ambiente negativo e conseguir o melhor dos seus colaboradores passará por conhecê-los o melhor possível para delegar as tarefas correctas às pessoas correctas.

3. Permita-lhes um comportamento autónomo

Não se esqueça que não é o único adulto em cena e que ninguém gosta de permanente controlo. Se é daquele tipo de pessoas que não consegue confiar uma tarefa a um dos seus colaboradores sem lhe perguntar constantemente pelo estado da mesma, então copie este ponto e ponha-o numa imagem como fundo de ecrã. Estar constantemente em cima dos seus subordinados é o mesmo que dizer-lhes directamente que não confia no seus trabalhos e nas suas capacidades. Se dúvida declaradamente das capacidades dos constituintes da sua equipa então não conseguirá manter ou criar motivação. Acha que é possível numa carreira de 40 anos não existirem erros? Não é possível! Até você irá errar. Permitir que o erro aconteça de forma autónoma é permitir àquele colaborador ser melhor no futuro, é permitir a aprendizagem e a aquisição de experiência. Não tente evitar o inevitável ao mesmo tempo que afunda o trabalhador em desmotivação.

4. Não fuja dos elogios

Há pessoas que trabalham por mais do que o ordenado ao fim do mês e se não acredita nisso comece a acreditar. Nem todos nós acordamos todos os dias com a cabeça no ordenado mensal, muitos até abdicam de propostas melhores em termos económicos porque não lhes oferecem o nível desafiador que você lhe está a oferecer. Qualquer pessoa que se preze e que faça o seu trabalho com brio irá, mais cedo ou mais tarde, exigir-lhe elogios, porque é disso que vivem. Elogiar não é sinal de fraqueza, é sinal de reconhecimento e carácter. Ao elogiar não se está a rebaixar perante o colaborador, está sim a dar-lhe uma recompensa pelo trabalho árduo que desenvolveu e que muito possivelmente é o único capaz de o fazer, pelo menos daquela maneira.

Para perceber em que estado está relativamente a este ponto, responda a si próprio com sinceridade à seguinte pergunta: imagine-se num curso universitário e propõem-lhe o seguinte: você terá nota 18 e todos os seus colegas ficarão com nota 15 ou você terá nota 18 e todos os seus colegas também terão nota 18. Qual das opções escolheria? Se escolheu a primeira, então não está em condições de elogiar seja quem for porque isso irá magoar o seu ego. Se escolheu a segunda posso dizer-lhe que está no bom caminho porque, de facto, a ideia não é sermos o melhor individualmente, mas sim os melhores como um todo. O sucesso não depende de si, depende de todos.

5. Promova actividades de relaxamento e boa disposição

Estas actividades à primeira vista podem não fazer sentido neste tema mas se pensar irá concluir que ao criar actividades deste tipo está a contribuir para o fortalecimento de relações na sua equipa. Todos sabemos que o espírito de equipa no trabalho não é o mesmo que o espírito de equipa em actividades de lazer. Estas actividades permitem a vivência, num ambiente animado, dos seus colaboradores e permite que estes vejam que você se preocupa com as boas relações. As pessoas gostam de boas relações e gostam especialmente de quem promove esses bons entendimentos. Jantares recreativos, actividades desportivas ou fins de semana fora farão com que os seus subordinados fiquem a sentir que você merece o melhor deles porque está a tentar dar o melhor de si. Experimente e vai ver que as próprias actividades irão diverti-lo a si mesmo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: