A Importância de Falar Com a “Experiência” e “Diversidade”

Se a sua motivação é dar aso e acção a uma ideia, então não o deverá fazer sozinho, especialmente se for inexperiente e deverá procurar diversidade. Desafio-o a pensar sobre experiência e diversidade antes de passar para o próximo parágrafo e, posteriormente, verifique se chegou à mesma conclusão que eu.

O termo diversidade tem vindo a ganhar voz e uma certa dose de consenso quanto à sua utilidade em áreas como empreendedorismo (quer no sentido de negócio quer no sentido de atitude) e criação de negócio. Entende-se por diversidade a utilização de recursos humanos para exporem as suas opiniões sobre a sua ideia, metodologia ou forma de idealização. A diversidade é uma arma que, quando bem utilizada e aproveitada, melhora as perspectivas e interpretações que possa ter num dado momento acerca da ideia, ao mesmo tempo que começa a compreender e a criar uma ideologia de aperfeiçoamento sobre a forma como imaginou as coisas inicialmente.

Quando trabalha sobre o ciclo de desenvolvimento de uma ideia e começa a despender esforços sobre este, irá concluir que a maioria das vezes o estado em que se encontrava no inicio do ciclo é completamente diferente do estado em que se encontra no fim do ciclo. Porquê? Porque através da recolha de informação, opiniões, sugestões e perspectivas consegue, geralmente, obter algo superior ao que tinha quando apenas você conhecia a ideia.

Por outro lado é essencial que adquira experiência e se não a tem, procure-a. Com o impulsionamento da atitude empreendedora que presencia o nosso país, torna-se cada vez mais fácil encontrar grupos de pessoas que o podem ajudar a pôr a sua ideia em prática. Grupos como Startup Pirates, João Sem Medo Center, Beta-i, etc,. podem ajudá-lo com a experiência que possuem, bem como com a própria boa vontade e gosto por ajudar e ver nascer o seu negócio.

Estes grupos de arranque e aconselhamento são uma fonte de energia e de apoio que você precisa. São constituídos por pessoas que têm uma vasta experiência na criação de negócio, também por pessoas que estão na mesma posição que você, ao mesmo tempo que se envolvem de tal forma na sua ideia que chegam a comportar-se como se também fizessem parte dela. Com isto quer-se dizer que poderá juntar experiência com vontade de fazer coisas, com vontade de fazer parte de um projecto com potencial.

Conjugando estes dois requisitos, terá diversidade + experiência. Se diversidade for igual a cérebros + opiniões + criatividade + vontade e experiência for igual a crença + verdade, então conseguirá ter a soma de todas essas variáveis a trabalhar consigo na sua fantástica ideia. Nunca se esqueça que ninguém quer ser mal sucedido, e se o bom nome desses grupos dependem do sucesso que têm, então terão todo o interesse em ajudá-lo da melhor maneira a atingir o seu objectivo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: